GRUPO DE TURISMO DE LACERDÓPOLIS BUSCA QUALIFICAÇÃO CONHECENDO EXPERIÊNCIAS EM ALTO BELA VISTA E PERITIBA

O município quer qualificar o roteiro que está sendo desenvolvido e deverá ser lançado ainda este ano. Os trabalhos estão sendo acompanhados por consultoras do Sebrae/SC.

Participantes do projeto de turismo de Lacerdópolis visitaram os municípios de Alto Bela Vista e Peritiba no dia 06 de outubro com objetivo de conhecer as experiências turísticas que vêm sendo incentivadas. O grupo contou com a participação de representantes do poder público e privado e técnicos da Epagri e foi acompanhado pela turismóloga Neusa Oliveira credenciadas ao Sebrae. Segundo a consultora do Sebrae Léia Macedo que atua em Lacerdópolis “o grupo está bem organizado e estão investindo para ter empreendimentos qualificados e essa foi mais uma ação que irá contribuir nessa caminhada e o poder público dá o apoio fundamental para essa estruturação”.

Em Alto Bela Vista os turistas conheceram pontos turísticos do roteiro Caminho Encanto das Águas e foram recebidos na propriedade da Família Hoffmann pelos proprietários Traudi e Holdi Hoffmann e a extensionista da Epagri Jacinta Bueno onde puderam conhecer o relógio do corpo humano, um espaço diferenciado desenvolvido a partir de um projeto da Epagri e que proporcionou a inserção no turismo.
Para empreendedora rural Traudi Hoffmann foi uma alegria receber pessoas que valorizam o trabalho realizado, já que, há muita dedicação para deixar a propriedade bonita e atrativa. Os visitantes conheceram ainda a Casa da Memória e o Artesanato Arterapia onde foram recepcionados pelo prefeito Elton Mattes, Secretário de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico Leandro Schneider, encarregada da cultura Juliana Andrade e as Artesãs Ilga Auler e Erika Koller. Já no Restaurante Rustik Haus o roteiro foi concluído com um delicioso almoço. E assim o grupo conheceu um “pouquinho” do turismo local.

Já em Peritiba, no Caminho das Palmeiras, o grupo conheceu o Sítio Vida Nova Horto Medicinal da propriedade da Família Engel e tomaram um “Chá da Hora”. A proprietária Irmali explicou que cada chá tem a hora certa para ser consumido e para isso tem grande variedade de plantas que tem funcionamento diferentes no corpo humano. Os visitantes conheceram ainda o Museu Municipal, onde foram recepcionados por Nádia Kleber, responsável do departamento de Cultura, o turismólogo Airto Duarte, a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo Luciana Nilson, a primeira Dama Paula Deitos, Vice-Prefeito Nestor Boll e o prefeito Paulo Deitos. Na sequência concluíram o passeio na Casa Colonial Nona Emma com aquisição de deliciosos produtos coloniais.

Para vice-prefeita de Lacerdópolis Olides Rita Vetorazi, a visita foi excelente e proporcionou um dia de aprendizado para melhorar o roteiro turístico do município “Nós estamos apoiando para que tenhamos um roteiro turístico organizado e qualificado para mostrar os encantos do município a visitantes fortalecendo assim esse setor, esse é o nosso papel enquanto poder público” .

Esses roteiros turísticos são oportunidades para fomentar os pequenos negócios e um incremento de atividade alternativa nas propriedades rurais e proporcionar a outras famílias o conhecimento sobre atividades que agregam valor com o turismo.

O Sebrae/SC apoia os projetos de turismo já que é uma atividade que fomenta pequenos negócios e gera bons resultados movimentando a economia local.