ATENÇÃO FARMACÊUTICA – FARMÁCIA BÁSICA

O objetivo da Assistência Farmacêutica é garantir o acesso da população aos medicamentos e promover o seu uso racional. Uma estratégia fundamental para racionalizar o uso dos medicamentos é a adoção de uma Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1977. Esta relação apresenta muitas vantagens para a saúde pública, entre elas: maior eficiência no gerenciamento dos serviços farmacêuticos, racionalização dos custos, possibilidade de economizar os recursos disponíveis e facilitar a implantação de ações educativas junto aos prescritores, trabalhadores e usuários do serviço. OLIVEIRA C; GROCHOCKI, M. H. C; PINHEIRO, 2011. A REMUME deve orientar a organização de todas as etapas da Assistência Farmacêutica, especialmente as prescrições médicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) tornando-se fundamental a ampla divulgação para usuários, profissionais de saúde e gestores.

Em consonância com as diretrizes da OMS e do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Lacerdópolis torna pública a 1ª edição: A REMUME 2017, buscando ampliar o acesso aos medicamentos considerados essenciais para os usuários de Lacerdópolis com atualização periódica da relação de medicamentos conforme a necessidade e as alterações da RENAME, e espera que esta seja norteadora da prescrição médica no âmbito do SUS.

A REMUME seguirá o modelo da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais- RENAME – apresentando as seguintes relações – Relação de Medicamentos do Componente Básico, Relação Complementar de Medicamentos disponibilizados no município, Relação de Medicamentos do Componente Estratégico, Relação de Medicamentos do Componente Especializado. A REMUME encontra-se organizada por Classe Terapêutica / Grupo Farmacológico, Ordem Alfabética e adota a Denominação Comum Brasileira (DCB), visando melhorar a prática da prescrição e da dispensação e, ainda, facilitar o acesso dos que buscam se referenciar neste documento.

DÚVIDAS, SUGESTÕES OU RECLAMAÇÕESOUVIDORIA MUNICIPAL