---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

#educação
"DIFERENTES POVOS DIFERENTES CULTURAS"

Publicado em 10/07/2018 às 14:31 - Atualizado em 10/07/2018 às 16:46

"Diferentes povos

Diferentes culturas"

 

No dia 09 de julho de 2018, no período matutino, os alunos do CIEL e da Escola de Educação Básica Joaquim D´Agostini receberam com muito carinho a Profª Francisca De Barba Riqueti, Vlrick Pierre do Haiti e Komla Akpen yoKodza do Togo/África, para contar sobre a viagem, cultura, educação em seu país, o porque de virem de tão longe para o Brasil, seus sonhos, alegrias, tristezas, preconceito e ajuda encontrada aqui.

Os dois imigrantes residem em Capinzal no presente momento e relataram as dificuldades econômicas, financeiras e culturais que enfrentaram até chegar ao Brasil, propriamente em Capinzal.

Falaram da saudade de casa, dos parentes deixados por lá, a comunicação com estes através das mídias sociais, sonhos, tristezas, alegrias, educação e cultura.

Com muita paciência e carinho foram respondendo todos questionamentos feitos pelos  alunos.

Dentre os relatos Vlrick Pierre contou emocionado o drama vivido em 2011 no Haiti, quando este foi atingido por um terremoto que destruiu a cidade, com muitas pessoasmortas e desaparecidas, inclusive alguns familiares.

Já Komla falou e escreveu em francês, traduzindo logo após (foto em anexo), despertando ainda mais a curiosidade dos alunos, bem como escreveu seu nome explicando sua origem e o significado do mesmo.

Nada mais gratificante de ver culturas diferentes convivendo em um mesmo espaço de respeito, carinho e gratidão, vivenciando o estudado em sala de aula, entendendo as diferenças e as respeitando.

Fo:porque era o primeiro filho

Komla: pois nasceu na terça feira

Akpenyo: bênção/graça de Deus

Kodza: sobrenome do pai


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar