Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Coronavírus
INFORMAÇÕES CORONAVIRUS

Publicado em 25/02/2021 às 09:27 - Atualizado em 25/02/2021 às 09:29

 

 

 

 

A pandemia já faz parte do nosso cotidiano e os métodos preventivos permanecem os mesmos. A higienização das mãos e o uso de máscara se tornaram obrigatórios e indispensáveis. Evitar aglomerações é uma das formas mais eficazes para diminuir a propagação do vírus.  

Mas, mesmo que você tenha todos esses cuidados, ainda pode se contaminar. Caso isso aconteça, você precisa ficar atento aos sinais e sintomas. Saber o dia de início e as pessoas com quem você teve contato direto é fundamental para o diagnóstico precoce. Para o diagnóstico preciso é necessário que você entre em contato com a sua Unidade de Saúde, para que seja realizado o teste de forma correta.

Existem dois tipos de testes, o PCR e o Teste Rápido.  

• PCR: Exame realizado com o “cotonete” do quarto ao sétimo dia do início dos sintomas. O resultado é obtido dentro de cinco a sete dias.  

• Teste Rápido: Exame realizado com uma amostra de sangue obtendo resultado após 15 minutos feita a coleta. É realizado a partir do décimo segundo dia do início dos sintomas.  

Art. 268 da Lei nº 2.848, de 07 de Dezembro de 1940 do Código Penal – Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:   Pena – detenção, de um mês a um ano, e multa.  

Lei estadual nº 6320, de 20 de dezembro de 1983 - Art. 21: Toda pessoa deve cumprir as ordens, instruções, normas e medidas que a autoridade de saúde prescrever, com o objetivo de evitar e/ou controlar a ocorrência, difusão ou agravamento das doenças transmissíveis e das evitáveis.  

Art. 22: Toda pessoa portadora de doença transmissível ou suspeita desta condição e seus contatos deve cumprir as ordens e medidas profiláticas e terapêuticas que os serviços de saúde prescrevem, submetendo- se ao isolamento ou quarentena, quando necessário, no lugar, forma e pelo tempo determinados pela Autoridade de Saúde, de acordo com os regulamentos.  

 

 

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

RUA SETE DE SETEMBRO, 1600;

LACERDÓPOLIS/SC