NOTA SOBRE OS DESMONTES NA OBRA DA PCH LACERDÓPOLIS

 

 

Ocorreu na quarta-feira (26/01), nas dependências do gabinete do Prefeito Municipal, uma reunião para tratar de assuntos relacionados à obra da PCH Lacerdópolis. Estiveram presentes na ocasião o Sr. Prefeito Municipal Sergio Luiz Calegari, os Vereadores Nelson Dall’Orsoletta (presidente da câmara), Sérgio Antônio Calegari, Maria Elena Prando Trevisan e Adhemar Alexandre Dondel, o secretário de obra Claudio Dacas, as Engenheiras Civis Juliana Prando e Karine Gonçalves da Silva representando a KAENG Energia (empresa responsável pela execução da obra) e a Engenheira de Minas Janaína Cerutti Munaretti, representando a HEXA Engenharia e Desmontes (empresa responsável pelos desmontes a céu aberto).  

Na ocasião, vários questionamentos feitos foram respondidos pelas engenheiras: temas relacionados à execução de desmonte, parâmetros técnicos, entre outros. Ainda foi informado ao prefeito e representantes municipais, que a obra possui situação regular para suas atividades, com licenças ambientais expedidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), outorga da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e autorização do Exército Brasileiro para execução das operações de desmonte de rochas a céu aberto.  

Diante da preocupação manifestada por muitos, ressalta-se que os desmontes são monitorados por sismógrafos (aparelhos que medem e registram as vibrações e ruídos gerados a cada detonação). Para a operação ocorrida no dia 22 de janeiro, foi comprovado que os limites de vibração e ruído para danos em estruturas vizinhas não foram ultrapassados, conforme Norma Técnica de referência (ABNT 9653:2018).  

A equipe da HEXA Engenharia e Desmonte, contratada para operação de desmonte de rochas, possui larga experiência profissional, está devidamente regularizada junto ao Exército Brasileiro, Polícia Civil e CREA – SC, zela por cuidados e faz uso de práticas para a redução de emissão de vibração e ruído.  

As empresas se colocam à disposição para esclarecimentos. Caso estes ocorram, devem ser feitos por meio de ofício protocolado junto a Câmara de Vereadores ou Administração Municipal de Lacerdópolis.