SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

“Diferentes povos
Diferentes culturas”

 

No dia 09 de julho de 2018, no período matutino, os alunos do CIEL e da Escola de Educação Básica Joaquim D´Agostini receberam com muito carinho a Profª Francisca De Barba Riqueti, Vlrick Pierre do Haiti e Komla Akpenyo Kodza do Togo/África, para contar sobre a viagem, cultura, educação em seu país, o porque de virem de tão longe para o Brasil, seus sonhos, alegrias, tristezas, preconceito e ajuda encontrada aqui.

Os dois imigrantes residem em Capinzal no presente momento e relataram as dificuldades econômicas, financeiras e culturais que enfrentaram até chegar ao Brasil, propriamente em Capinzal.

Falaram da saudade de casa, dos parentes deixados por lá, a comunicação com estes através das mídias sociais, sonhos, tristezas, alegrias, educação e cultura.

Com muita paciência e carinho foram respondendo todos questionamentos feitos pelos  alunos.

Dentre os relatos Vlrick Pierre contou emocionado o drama vivido em 2011 no Haiti, quando este foi atingido por um terremoto que destruiu a cidade, com muitas pessoas mortas e desaparecidas, inclusive alguns familiares.

Já Komla falou e escreveu em francês, traduzindo logo após (foto em anexo), despertando ainda mais a curiosidade dos alunos, bem como escreveu seu nome explicando sua origem e o significado do mesmo.

Nada mais gratificante de ver culturas diferentes convivendo em um mesmo espaço de respeito, carinho e gratidão, vivenciando o estudado em sala de aula, entendendo as diferenças e as respeitando.

Fo:porque era o primeiro filho
Komla: pois nasceu na terça feira
Akpenyo: bênção/graça de Deus
Kodza: sobrenome do pai

 

 

 

mais fotos na galeria de fotos do site

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quase 800 inscritos na etapa local do Recicla CDL deste ano

Setecentos e noventa e dois estudantes das escolas públicas municipais de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis estão inscritos no Projeto Recicla CDL deste ano. O tema do concurso deste ano será: “Se você fosse um herói da Liga sustentável, o que faria para defender o planeta do aquecimento global?”.

De Capinzal estão inscritas as escolas: Bernardo Moro Sobrinho (Vila Sete de Julho), Dr. Vilson Pedro Kleinubing (Loteamento Parizotto), Belisário Pena, Ernesto Hachmann (Barro Preto), Ivo Silveira (Alto Alegre) e Carlos Jaime da Rocha (Lindenberg). Ouro participa com as escolas: Felisberto Vilarino Dutra (Parque e Jardim Ouro), Jorge Zanesco (Linha Carmelinda), Guerino Riquetti (Bairro Navegantes) e do Distrito de Santa Lúcia e Lacerdópolis com o Centro Integrado de Educação (CIEL).

A relação dos estabelecimentos de ensino e dos alunos participantes foi encaminhada pela CDL local à FCDL/SC.

O 7º Recicla CDL seguirá a mesma sistemática adotada nas seis edições anteriores. Alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participam através de desenhos e os estudantes do 6º a 9º ano, por meio de redação. A primeira fase do concurso consiste na elaboração dos trabalhos, em sala de aula, com o acompanhamento dos professores orientadores.

01 de setembro é a data prevista para a elaboração das redações e dos desenhos nas respectivas escolas. A seleção interna ocorre no dia 11 do mesmo mês e a eleição dos melhores da etapa municipal está prevista para o dia 25 de setembro.

A data da premiação local não tem data definida, mas deve ocorrer no começo de outubro e a solenidade de premiação da etapa estadual será no dia 20 de novembro.

A execução do projeto conta com o apoio das secretarias municipais da educação de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis.